Terminou a XII Edição da Feira do Livro


Terminou no passado dia 7 de Maio, a XII Edição da Feira do Livro de Mondim de Basto. O evento, este ano, estendeu-se por quinze dias e realizou-se pela primeira vez na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto. As papelarias Zona Verde e Veloso juntaram-se à Biblioteca nesta iniciativa. O programa cultural agregado juntou literatura, música, teatro e poesia, destacando-se a apresentação dos livros “Prometo Falhar” de Pedro Chagas Freitas e “Revolução Paraíso” de Paulo M. Morais.
A Feira, inaugurada pelo Presidente do Município, Eng.º Humberto Cerqueira, começou no dia 23 de Abril com participação do Tâmegar Teatro, com o lançamento nacional do livro infantil “O Rei Inchado” de Maria João Lopes e uma conferência denominada “Um olhar sobre o futuro”, com a presença dO vice-reitor da Universidade do Minho, Dr. José Mendes, e o jornalista Dr. Manuel Carvalho do jornal "Público". Na véspera de 25 de Abril, o serão da Biblioteca Municipal juntou música, poesia e literatura. Paulo M. Morais apresentou o seu livro “Revolução Paraíso” numa noite que contou com a presença do ator Vítor de Sousa que declamou vários poemas, acompanhado musicalmente por Paulo Miranda.

A Feira do Livro deu também destaque a talentos locais. O escritor mondinense Bruno Pereira apresentou o seu novo livro de poesia no dia 3 de Maio, enquanto Pedro Cunha e Susana Machado autores com raízes em Mondim de Basto, apresentaram os seus livros nos dias 26 de Abril e 2 de Maio respetivamente.
Destaque ainda para o Ciclo António Nobre que decorreu no dia 30 de Abril, com as presenças de Drª. Cidália Fernandes, Dr. António Ramalho da Almeida e José Mário Carvalho, Presidente da ANTO, Associação de Amigos de António Nobre.

A Feira do Livro trouxe, também, muitas crianças até à Biblioteca Municipal que tiveram manhãs e tardes preenchidas com animação feita pelo contador de histórias Vítor Fernandes, a animadora Alexandra Aguiar e o staff da Biblioteca Municipal.
No dia 7 de Maio, o último dia da Feira trouxe até à Biblioteca Municipal de Mondim de Basto alunos de várias escolas do distrito de Vila Real para a realização da Final distrital do 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Um ponto alto no programa deste ano, o concurso em Mondim de Basto foi pioneiro relativamente à forma como se processou, sendo que os concorrentes na primeira fase responderam às perguntas através de tablets.

Durante os quinze dias do evento passaram pela Biblioteca Municipal mais de 1000 pessoas.

Comentários

Mensagens populares