Entrevista com Alexandra Lucas Coelho


Alexandra Lucas Coelho, nascida em 1967, foi a grande vencedora do "Grande Prémio de Romance da APE (Associação Portuguesa de Escritores).
Jornalista e escritora, sendo que já havia arrecadado vários prémios de reportagens, a autora acedeu a responder a algumas perguntas para o Blog da Biblioteca de Mondim onde mostrou-se surpreendida com a vitória no concurso.

Biblioteca Municipal de Mondim de Basto - A primeira pergunta é obrigatória, como se sentiu quando soube que era a vencedora do "Grande Prémio de Romance" da APE?

Alexandra Lucas Coelho - Tão espantada que não quis acreditar.

BMMB - É escritora e jornalista...sente que os dois campos estão, de certa forma, ligados? Um provoca a evolução do outro?

A.L.C. - Sou jornalista porque sempre quis escrever. A literatura é um caminho que não exclui o jornalismo, os dois podem coexistir, e sobretudo a literatura pode absorver recursos do jornalismo, porque pode absorver tudo. Sendo livre, é um meio completo.

BMMB - Entre jornalismo e literatura, o que é que prefere?

A.L.C. - Porquê escolher? Quero fazer as duas coisas.

BMMB - Qual é a sua opinião sobre o estado atual da cultura em Portugal?

A.L.C. - Estou a morar no Brasil há três anos. Não me sinto apta a responder. Apenas sinto que no momento mais difícil que já vivemos nunca tanta gente tentou fazer tanto.

BMMB - Começou a escrever com os seus relatos de viagem, conhecer o mundo é também uma ferramenta fundamental para escrever?

A.L.C. - Para mim, que escrevo para tentar captar a vida, sim. O mundo amplia-nos.

BMMB - E quando surgiu a ideia para "E a noite roda" ? E fale-nos um pouco dos outros trabalhos publicados.

A.L.C. - "E a noite roda" parte da minha experiência como repórter no conflito israelo-palestiniano, da vontade de transportar isso para o território livre da literatura.

BMMB - Foi fácil iniciar-se no mundo literário?

A.L.C. - Não vejo este romance como uma iniciação no mundo literário. Essa iniciação foi sendo feito em livros anteriores e noutras experiências, e de certa forma nunca terminará de ser feita.

BMMB - É a favor ou contra o Acordo Ortográfico?

A.L.C. - Escrevo como antes do Acordo Ortográfico e não mudarei.

BMMB - Já tem planos literários para o futuro?

A.L.C. - Estou a escrever um segundo romance, "Deus dará", que se passa no Rio de Janeiro.

BMMB - Por último, deixe uma mensagem para os apreciadores dos seus livros e para todos aqueles que sonham enveredar pelo caminho da escrita.

A.L.C. - Leiam, escrevam, cortem, leiam, escrevam, cortem.

Comentários

Mensagens populares